Novidades

Confira 4 sinais que indicam a hora de trocar o fluido de freio

Luz no painel é um dos avisos do sistema de que algo vai errado; veja as dicas
(reprodução)

Fazer a manutenção preventiva no carro é essencial, principalmente quando estamos falando sobre componentes que afetam a segurança do veículo como um todo, a exemplos dos pneus e freios. E por falar no sistema de freio, vale lembrar que a revisão periódica vai além dos discos e pastilhas: é importante ficar de olho no nível de fluido de freio!

Pois é, a troca e a verificação do nível de fluido deve ser uma das revisões que fique no topo de sua lista de prioridades na hora de parar o carro para manutenção.

Isso porque o fluido de freio é um dos responsáveis por garantir a eficiência e segurança na hora que você pisa no pedal de freio para fazer a parada total do veículo, seja momentos antes do semáforo fechar ou, principalmente, em uma situação de emergência – condição em que o sistema é bastante exigido.

De acordo com Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, é importante ficar ligado aos sinais que o carro dá quando o sistema não está em perfeitas condições e, assim, fazer o monitoramento constante do fluido.

(reprodução)

“O fluido de freio é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil ele absorve umidade e vai perdendo suas características. Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e a partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não. Outro quesito importante é ficar atento à data de validade do produto, que pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca aplicar vencido”, afirma.

 Abaixo, confira 4 sinais de que seu veículo precisa ter o fluido de freio trocado:

Nível de fluido

Verificar o nível de fluido do veículo deve ser um hábito recorrente para o motorista. Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco,  pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido e, se ele estiver fora do nível indicado, é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema.

Perda de eficiência da frenagem

Se ao pisar no pedal de freio você notar que precisa de mais força que o normal, ou que o tempo de resposta do freio está mais lento, procure levar o veículo para a revisão. Essa falha pode indicar a necessidade da troca de fluido.

Luz no painel

Fique atento à luz do painel. Se a luz de advertência vermelha acende é porque tem algo de errado no sistema hidráulico de freio, podendo ser a mudança na pressão do pedal ou o nível do reservatório de fluido.

Validade

O fluido de freio possui validade e por isso precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca do fluido seja feita a cada 10.000 km rodados ou um ano, o que vier primeiro.

Veja mais: 

>> Farol aceso de dia, cadeirinha e viseira: veja o que mudou na lei além da CNH

>> Veja os cuidados que se deve ter com o sistema de ar-condicionado

>> Manutenção preventiva no sistema de lubrificação em veículos parados durante a pandemia pode evitar danos ao motor

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Fale com o Momento Vox!