Novidades

Diferenças entre motor dianteiro, traseiro e central

Posição do motor no veículo altera dinâmica e desempenho
Motor Lamborghini Huracan Evo (divulgação)

Você sabia que existe mais de um tipo de posição do motor? Além do tradicional dianteiro, existe o central traseiro, central dianteiro e o traseiro. Vamos dar uma breve explicação sobre esses tipos de motor e falar quais são suas qualidades e características.

  • Motor central traseiro

O motor central traseiro privilegia o desempenho dinâmico do veículo, isso significa que os carros mais esportivos, como o caso do Corvette, Porsche e Lamborghini se aproveitam da boa distribuição de peso e o centro de gravidade mais próximo do ‘meio’ do veículo, que não sobrecarrega demasiadamente apenas um eixo.

Motor Chevrolet Corvette Stingray (divulgação)

Mas não podemos confundir o motor central com o central traseiro, pois são situações diferentes. No caso do central traseiro, o motor é instalado entre os bancos dianteiros e o eixo traseiro. Já no caso dos motores traseiros propriamente ditos, são  instalados sobre o eixo traseiro e com o câmbio montado logo à frente do motor. Outra característica a respeito do motor central traseiro é que o seu posicionamento  permite  uma distribuição de massa bem mais equilibrada. Mas o que fica na posição central traseira tem suas peculiaridades:

  • Peso

Com o motor  central traseiro o peso no eixo motriz ajuda a melhorar a eficiência da força que é jogada para as rodas e, claro, a transferência para o chão. A sensibilidade de controle para quem dirige melhora devido à posição de direção mais próxima da parte dianteira.

  • Massa

Tem baixo momento de inércia polar. Ou seja, com a massa do veículo menos concentrada em um só ponto (ou mais perto do centro),  precisa de menos força para se deslocar. A “falta” de peso nas extremidades faz com que as respostas do veículo sejam mais rápidas.

  • Difícil acesso

Perde-se espaço no habitáculo e no local onde normalmente seria o porta-malas; no entanto, ganha um pouco de espaço para os bancos traseiros, algo raro em carros com motor central. Na hora da manutenção ou checagem de um componente, o acesso é dificultado porque o motor fica mais escondido por causa das proteções e da carenagem.

  • Motor Traseiro

Já no caso do motor traseiro, ele é instalado sobre o eixo traseiro e é um dos projetos mais antigos do mundo. Ele ainda é utilizado por marcas como a Porsche  – com o 911 – e a Lamborghini.

Motor traseiro Porsche 911 Turbo S (divulgação)

Motor Dianteiro

Se o motor montado na traseira é mais comum em carros esportivos, o instalado na dianteira é um dos mais utilizados no mundo. Esse projeto tem uma construção mais simples e barata se comparada aos traseiros centrais e centrais.

Motor Renault Clio (divulgação)

Além disso, com o motor dianteiro geralmente pode ser menor e libera o espaço traseiro para um porta-malas mais generoso. Em contrapartida, o dianteiro compromete mais a distribuição de peso, que não fica tão equilibrada  como nas outras opções e isso pode prejudicar a dirigibilidade.

  • Motor Central dianteiro

No caso do motor central-dianteiro, o motor fica entre o eixo dianteiro e o motorista, deixando o câmbio montado na parte traseira, chamado de transeixo.

Motor Mercedes-AMG GT (divulgação)

Por conta disso, o peso fica mais equilibrado – 47% na dianteira e 53% na traseira, e contribui para melhor dinâmica. Um dos melhores exemplos dessa categoria é o consagrado Mercedes-Benz AMG GT.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Fale com o Momento Vox!