Novidades

Os principais cuidados com o radiador

Item é fundamental para o bom funcionamento do motor
Radiador (divulgação)

Parte fundamental do sistema de arrefecimento – conjunto responsável por manter a temperatura ideal de trabalho do motor – o radiador  também precisa de manutenção. Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com os principais cuidados.

Como o radiador funciona?

De modo simples, o radiador funciona como um sistema de troca de calor. Isso significa que ele faz esse processo de troca entre o ar e alguma outra substância, geralmente líquidos, presentes em um sistema fechado. O núcleo do radiador possui diversos canais, com formato de colmeia ou tubos, que possibilitam a passagem do ar. Outro ponto interessante sobre o radiador, é que o formato dele tem relação direta com sua eficiência.

Manutenção (divulgação)

Ou seja, quanto maior o radiador, mais rápido é a troca de calor e por consequência o poder de resfriamento. Com isso, a passagem de ar resfria o calor do líquido de arrefecimento, que já resfriou outros equipamentos internos do seu veículo.

Alguns modelos de radiadores possuem ventoinhas que auxiliam no resfriamento do líquido. No caso de radiadores automotivos, existe um conjunto de ventoinhas que junto com o ar que passa por elas resfriam o veículo enquanto o mesmo está em movimento.

Cuidados com o radiador

  • Água no Radiador:

Antes de verificar o nível de água do radiador do seu carro, certifique-se pelo manual do proprietário qual é o nível recomendado pela montadora e de quanto em quanto tempo deve ser feita a troca ou a verificação. Na dúvida, sempre consulte um mecânico de sua confiança ou leve a uma autorizada da marca do seu carro.

Tampa água do radiador (divulgação)
  • Fluído do Radiador:

Geralmente os carros saem d fábrica com o fluído do radiador na cor vermelha ou verde. Com o passar do tempo, caso a viscosidade ou a cor se altere,  é recomendado que seja feita a troca do fluido para evitar entupimento e outros danos graves ao radiador e ao funcionamento geral do sistema de arrefecimento, situação que vai prejudicar o motor.

Fluido para radiador (divulgação)
  • Bomba d’água:

Os motores mais novos são em sua grande maioria feitos em bloco de alumínio, o que garante muitos benefícios. Mas a bomba d’água, pode ter componentes que oxidem e podem prejudicar o bom funcionamento do motor como um todo. Por isso é sempre bom verificar se a cor da água da bomba está correta de acordo com o manual, caso contrário vá a oficina.

Bomba d’água radiador (divulgação)
  • Sistema de Arrefecimento:

O sistemas de arrefecimento é um conjunto selados e não permite alterações externas. Caso perceba vazamento ou um dano nas mangueiras, por exemplo,  fale com seu mecânico de confiança ou procure a oficina mais próxima.

Sistema de arrefecimento (divulgação)
  • Colmeia:

O radiador geralmente tem um formato de colmeia, que serve para evitar a entrada de pequenos insetos e resíduos que podem vir com o ar aspirado para resfriar o motor. Por isso é recomendável fazer uma limpeza periódica de acordo com o recomendado no manual do proprietário; por segurança, busque apoio de profissional para fazer o serviço de manutenção preventiva.

 

Colmeia radiador (divulgação)

 

Sobre o autor

Avatar

Redação Momento Vox

Comente

Clque aqui para comentar