Novidades

Pesquisa indica os carros mais baratos de reparar

Índice de Manutenção Veicular é referência na hora da compra

Já que vocês gostaram do assunto falado há algumas semanas, ampliamos e atualizamos as informações sobre o IMV (Índice de Manutenção Veicular). Essa pesquisa é importantíssima, para todos, no momento em que reparar simboliza poupar, não só dinheiro; mas também fazermos a nossa parte em relação à preservação ambiental.

 

O CESVI BRASIL – Centro de Experimentação e Segurança Viária- é o único Centro de Pesquisa do País dedicado ao estudo de reparação automotiva. Fundado em 1994, com sede na região do Jaraguá, em São Paulo, o CESVI BRASIL tem como Missão: Promover soluções para a qualificação do setor automotivo, por meio de estudos, treinamentos e publicações, contribuindo decisivamente para a evolução dos trabalhos de reparação automotiva e segurança viária – gerando, desta forma, benefícios para toda a sociedade.

Com essa missão, que podemos considerar, engajada nas necessidades da sociedade sobre o consumo dos recursos naturais e poluição, é que seguem as atenções do CESVI quanto as maiores e melhores possibilidades de reparação de um carro. Atuam também em outras modalidades ligadas ao automóvel, estudando e comparando os veículos de diferentes marcas.

Ao longo do tempo, o CESVI criou o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Um Ranking que possibilita aos consumidores e às seguradoras uma avaliação da diferença entre custos futuros das categorias mais vendidas no mercado considerando as manutenções recomendadas pela montadora.

Veja o ranking do IMV.CAR Group

Quais veículos proporcionam um reparo mais fácil e barato?

O IMV passa a ser uma grande referência para quem deseja encontrar modelos de veículos com manutenção mais barata, comparando veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.

O estudo analisou os componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros rodados. Ao final, os veículos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor do custo de manutenção. Nessa classificação, quanto menor o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do veículo. Quanto menor é o IMV, melhor é a classificação de manutenção do carro.

O cálculo do índice é baseado em uma fórmula que soma os custos dos componentes das manutenções preventivas (recomendadas pela montadora) e preditivas (ocorrência de sinistro) e os custos de mão de obra. Esses custos são levantados para cada modelo analisado até os 100 mil quilômetros iniciais.

O CESVI realiza crash-tests dianteiros e traseiros nos veículos estudados (boa parte antes de seu lançamento comercial), faz os reparos necessários e uma avaliação individual das peças envolvidas. O resultado é uma classificação baseada nesse estudo, levando em conta os custos da reparação, os tempos de substituição e a cesta básica de peças. Veja abaixo:

Junho/2019 –                          PRIMEIROS COLOCADOS

CATEGORIA MONTADORA MODELO NOTA CAR GROUP
HATCH SUBCOMPACTO VW UP! 10
HATCH SUBCOMPACTO CAOA CHERRY New QQ 15
HATCH COMPACTO OFF-ROAD VW CROSS UP! 10
HATCH COMPACTO VW NOVO POLO 12
HATCH COMPACTO VW NOVO FOX 18
HATCH COMPACTO CITROEN NOVO C3 HATCH 19
HATCH COMPACTO VW NOVO GOL 20
HATCH COMPACTO RENAULT SANDERO 21
HATCH COMPACTO CAOA CHERRY NOVO CELER HATCH 22
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES VW SAVEIRO CS 29
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA VW SAVEIRO CD 31
SEDAN COMPACTO VW VIRTUS 11
SEDAN COMPACTO TOYOTA ETIOS SEDAN 20
SEDAN COMPACTO VW NOVO VOYAGE 26
SEDAN COMPACTO CHEVROLET PRISMA JOY 27
SEDAN COMPACTO CAOA CHERRY NOVO CELER SEDAN 39
SEDAN COMPACTO FIAT GRAND SIENA 41
SEDAN MEDIO CITROEN C4 LOUNGE 43
MINIVAN COMPACTA CITROEN NOVO AIRCROSS 41
SW COMPACTA VW SPACEFOX 19
SW COMPACTA FIAT PALIO WEEKEND-Facelift 60
UTILITÁRIO ESPORTIVO VW T-CROSS 21
UTILITÁRIO ESPORTIVO FORD ECOSPORT 37
UTILITÁRIO ESPORTIVO PEUGEOT 2008 42
UTILITÁRIO ESPORTIVO RENAULT RENAULT DUSTER -Facelift 45
UTILITÁRIO ESPORTIVO CAOA CHERRY TIGGO 2 53
UTILITÁRIO ESPORTIVO JEEP RENEGADE 57
UTILITÁRIO ESPORTIVO OFF-ROAD SUZUKI JIMNY 48

Ficou mais fácil, através desse índice, a escolha do carro ideal para você. Consulte quando quiser ou precisar.

Acesse:

RANKING Car Group

http://www.cesvibrasil.com.br/Portal/Principal/Arquivos/HTML/Imagens/BoletimCarGroupJunho.pdf

Continue com a gente! E vamos, juntos, entendendo o mundo da reparação!