Novidades

ZF apresenta o primeiro airbag lateral externo pré-colisão do mundo

Sistema possibilita redução de até 40% na gravidade de lesões em colisões de impacto lateral

A ZF apresentou, em Memmingen, na Alemanha, um protótipo de airbag lateral pré-colisão externo. O sistema foi projetado para aumentar a segurança e reduzir significativamente a gravidade das lesões dos passageiros em casos de colisões de impacto lateral.

O maior desafio para desenvolver esta tecnologia foi reconhecer de forma confiável uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag lateral externo antes do choque. O sistema leva cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag e preenchê-lo – aproximadamente o tempo que uma pessoa leva para piscar.

Para funcionar de maneira correta, os sensores do veículo precisam, em primeiro lugar, identificar um impacto potencial com rapidez e precisão. Isso só é possível por meio de câmeras conectadas, radar e o LiDAR (Light Detecting And Ranging). No software do sistema, algoritmos calculam quando é o caso de uma colisão inevitável ou não, para então liberar o acionamento do airbag.

A tecnologia de segurança pré-colisão da ZF tem a capacidade de reduzir a penetração do outro veículo em até 30%, ajudando a reduzir significativamente o risco de lesão dos ocupantes.